Reparação

outubro 11, 2006

Paulo Coelho lançou há pouco seu novo livro, “A bruxa de Portobello”. Não pretendo lê-lo pois o pouco que vi em seu blog foi suficiente para não me interessar, eufemisticamente falando. Mas existem livros como “Reparação”, do inglês Ian McEwan, que é daqueles poucos que você termina e sabe que acabou de ler algo inominável. Tem gente dizendo que é o melhor da década até agora.


O romance é de 2001 e, entre idas e vindas, só consegui pegá-lo pra valer agora. Conta a história de uma garota de treze anos cuja vida passa por uma reviravolta após ela ter visto sua irmã mergulhar na fonte de casa enquanto discutia com o filho da empregada. Aquela única (e até mesmo simples) cena teve uma importância tamanha para a garota, que muda não só seu futuro como o de várias pessoas à sua volta.

Dali, num dia quente e sufocante no interior da Inglaterra, passamos para a Segunda Guerra Mundial e a busca pelo reencontro de dois amantes. As cenas são narradas de forma que quase sentimos os tremores causados pelas bombas que caíam sobre a França. Então pulamos para Londres, onde passamos a viver o cotidiano de um hospital às vésperas da chegada dos soldados vindos do campo de batalha.

Por fim, a grande pergunta que o livro faz: podemos reparar erros do passado? E, se podemos, como fazê-lo? Talvez num momento de desespero ou no fim da vida tenhamos de passar os fatos a limpo. Ou então, o que aconteceu torna-se insuportável e queremos mudar as coisas a todo custo. Mesmo assim, às vezes somos enganados por aquilo que vemos ou pensamos. Vários julgamentos que o leitor possa ter feito talvez mudem ao chegar no fim do livro. É uma história brilhante sobre culpa, desculpas, verdades e mentiras e, mais que isso, sobre o poder da literatura.

2 Respostas to “Reparação”

  1. Natália Says:

    Ah, no nível de Efeito Borboleta 2, hehehe 😛
    Beijo elderrr

  2. emc Says:

    AHHHH!!!! ela comparou um vencedor do booker prize com efeito borboleta!! não, não!!!

    hakjdalhkffg… (cabeça sendo batida no teclado)


Deixe um comentário